"Uma gota fura uma rocha caindo não só duas vezes, mas muitas; assim também, um homem se faz esperto não só lendo dois, mas muitos livros"
Giordano Bruno
Blog
LANÇAMENTO DO SEGUNDO NÚMERO DA REVISTA ADHUC STAT!
É com imensa satisfação que a Editora Giordano Bruno e o Colégio de Estudos do Rito Escocês Retificado trazem ao público leitor de língua portuguesa o segundo número da Revista “Adhuc Stat!”, veículo de divulgação cultural de temas ligados ao universo maçônico e de forte apelo para o leitor comum. Trata-se de uma revista digital e gratuita, o que garante a sua ampla e irrestrita circulação. Em sua estreia, na edição de maio, apresentamos o dossiê “A Ordem dos Cavaleiros Templários”; desta vez, o dossiê é dedicado ao tema “Martinismo e Maçonaria”, de interesse não só da parte de maçons, martinistas e estudiosos das ordens iniciáticas, sua história, tradição, filosofia e conteúdos esotéricos, mas do público em geral. A abordagem que aqui empreendemos não diz respeito apenas à apresentação do Martinismo, do Martinesismo e do que Papus chamou de Willemorzismo, mas também à análise das relações existentes entre Martinismo e Maçonaria, em distintos ritos e rituais mas, sobretudo, no Rito Escocês Retificado, onde ocupa condição muito mais central. Com isso, daremos continuidade às nossas incursões tratando da constituição do movimento martinista, explorando as distintas formas em que se desenvolveu ao longo do tempo e em diferentes etapas e ambientes, sobretudo naquilo que afeta à Maçonaria. Aproximaremos a nossa lupa de biografias como as de Martinez de Pasqually, Jean-Baptiste de Willermoz, Louis Claude de Saint-Martin e Gérard Anaclet Vincent Encausse, o Papus, passando pelo Convento das Gálias, em Lyon, e por Wilhelmsbad, onde nasceu o Regime Retificado, que nos é tão caro. Também apresentamos, nesse número, as sessões: “Documento Histórico”, onde o leitor conhecerá parte consubstancial da “Regra Retificada”, de 1778; “Ritos e Rituais”, que se debruçará sobre o Rito Schröder; além de “Bibliografia Comentada” e “Filmografia Comentada”, onde livros e filmes sobre temas correlatos são apresentados, em perspectiva crítica, ao leitor, nesse profícuo segundo encontro! Todas as edições da Revista “Adhuc Stat!” podem ser baixadas gratuitamente no site da Editora Giordano Bruno, no link: https://editoragiordanobruno.comunidades.net/revista-adhuc-stat. Divulguem em suas listas de contato! Boa leitura!
LANÇAMENTO DA REVISTA "ADHUC STAT!"
É com imensa satisfação que a Editora Giordano Bruno e o Colégio de Estudos do Rito Escocês Retificado trazem ao público leitor de língua portuguesa a Revista “Adhuc Stat!”, veículo de divulgação cultural de temas ligados ao universo maçônico e de forte apelo para o leitor comum.
Trata-se de uma revista digital e gratuita, o que garante a sua ampla e irrestrita circulação.
Em sua estreia apresentamos o dossiê “A Ordem dos Cavaleiros Templários”, tema de interesse não só da parte de historiadores, mas do público em geral. A abordagem que aqui empreendemos não diz respeito apenas à apresentação da Ordem dos Cavaleiros do Templo, mas também à análise das relações existentes entre templarismo e Maçonaria, em distintos ritos e rituais mas, sobretudo, no Rito Escocês Retificado, onde ocupa condição muito mais central.
Com isso, daremos início à nossa incursão tratando da constituição à destruição da Ordem dos Cavaleiros Templários, esclarecendo que papéis desempenhou, explorando o movimento cruzadístico, lidando com as questões militares e, sobretudo, políticas em ambiente europeu. Aproximaremos a nossa lupa sobre a biografia de Jacques de Molay, o último Grão-Mestre da Ordem e que, torturado por 7 anos e morto na fogueira da Inquisição, honrou o juramento de silêncio que prestou, negando-se a revelar os segredos templários.
Também apresentaremos, nesse número de estreia, as sessões: “Documento Histórico”, onde analisaremos o “Discurso de Ramsay”, de 1738; “Ritos e Rituais”, que se debruçará sobre o Rito da Estrita Observância; além de “Bibliografia Comentada” e “Filmografia Comentada”, onde livros e filmes sobre os Templários são apresentados, em perspectiva crítica, ao leitor, nesse profícuo primeiro encontro!
Divulguem em suas listas de contato!
LANÇAMENTO E TARDE DE AUTÓGRAFOS DO LIVRO "O ROMANCE DE PÉRICLES" DE RODRIGO MEDINA ZAGNI
Por não sabermos como estará a Av. Paulista no dia 2/10, em razão das eleições, a Editora Giordano Bruno e a Livraria Martins Fontes acharam por bem definir nova data para lançamento e tarde de autógrafos do livro "O romance de Péricles", de Rodrigo Medina Zagni, que ocorrerá então no dia 16/10 (domingo), às 15h, conforme segue:
A Editora Giordano Bruno e a Livraria Martins Fontes convidam a todo(a)s para o lançamento do mais novo livro do historiador Rodrigo Medina Zagni (professor da Universidade Federal de São Paulo), "O romance de Péricles: a glória dos feitos terrenos se desfaz como um sonho", com prefácios de Kennyo Ismail e de Heitor Loureiro. O encontro com o autor, em tarde de autógrafos, acontecerá no dia 16 de outubro, às 15h, na Livraria Martins Fontes da Av. Paulista.
Serviço:
Lançamento e tarde de autógrafos do livro "O romance de Péricles", de Rodrigo Medina Zagni Data: 16 de outubro de 2022 (domingo)
Horário: das 15h às 18
Local: Livraria Martins Fontes - Av. Paulista, 509 - Fone: 2167-9900 (próximo à Estação Brigadeiro do Metrô). Convênio com estacionamento: Rua Manoel da Nóbrega, 88 ou 95 – Desconto na primeira hora, nas compras acima de R$ 10,00.
Sinopse da obra:
Trata-se de um romance de História da Filosofia que compõe elementos da biografia de Péricles, no século áureo da democracia ateniense e durante a Guerra do Peloponeso, ao desenvolvimento da Filosofia Grega na disputa que travaram idealistas e materialistas pela “pedra oculta”, desde os pré-socráticos.Temas do pensamento político, amor e guerra são emaranhados das justas travadas por mestre e discípulo, do mar revolto à pólis, passando por campos de batalha, pisando firmes passos adentro do labirinto da condição humana.Apesar de ricamente composto por alegorias alusivas a escolas iniciáticas, não é um livro para “iniciados”; de certo que os estudiosos dessas doutrinas reconhecerão muitos de seus conteúdos.Tanto o livro físico quanto a sua versão digital já estão disponíveis no site da editora (no link: [https://editoragiordanobruno.comunidades.net/o-romance-de-pericles) e poderá ser adquirido, também, na Livraria Martins Fontes a partir do dia 16 de outubro.
OSVALDO GOGGIOLA FALA SOBRE O LANÇAMENTO DE "CONTEMPORANEIDADE E HISTÓRIA"
Na próxima sexta-feira, dia 19 de agosto, às 19h, a Editora Giordano Bruno receberá, em seu Canal de YouTube, o historiador Osvaldo Coggiola, Titular de História Contemporânea da Universidade de São Paulo, e que falará sobre o seu mais novo livro. Trata-se do lançamento de "Contemporaneidade de História: aspectos metodológicos", que conta com prefácio de Rodrigo Medina Zagni. O lançamento ocorrerá remotamente na sexta-feira, dia 19 de agosto, às 19 horas, no Canal da Editora Giordano Bruno no Youtube, quando receberemos o autor, interagindo também com o público pelo chat do canal. A apresentação poderá ser acessada diretamente pelo link: https://youtu.be/cDU-HCK2xDg. O livro já pode ser adquirido no site da editora, tanto no formato físico quanto digital, no link: Contemporaneidade e História (editoragiordanobruno.com.br) .
CONTEMPORANEIDADE E HISTÓRIA: ASPECTOS METODOLÓGICOS
Autor: Osvaldo Coggiola
Prefácio de Rodrigo Medina Zagni
Gênero: Historiografia / Análise Histórica / História Contemporânea
Ano: 2022
218 página
Osvaldo Coggiola dedicou sua vida não apenas ao estudo e à escrita da História, mas a vivê-la como artífice e não como mera testemunha do tempo vivido e dos mais convulsionados processos que, neste tempo, tiveram curso. Como professor titular de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de São Paulo, ensinou centenas de alunos de graduação, orientou outros tantos mestrandos e doutorandos e inseriu dezenas de acadêmicos na senda de importantes investigações. Tendo escrito sobre diversos temas de História Moderna e Contemporânea, de História Econômica, História da América Latina, História do Movimento Operário e das lutas sociais, deixa-nos agora mais uma importante contribuição: suas considerações acerca do desenvolvimento do seu próprio campo de investigação e prática docente, a disciplina de História Contemporânea. Este livro trata do progresso da disciplina, suas principais correntes e mais fervorosos embates, bem como perscruta sobre os seus destinos, frente às complexidades do tempo presente. Para estudantes, professores e aqueles interessados em compreender o intrincado mundo em que vivemos, este livro é mais do que fundamental.
LANÇAMENTO DE "O ROMANCE DE PÉRICLES" NO SITE DA BIBLIOT3CA FERNANDO PESSOA
A Editora Giordano Bruno acaba de trazer ao mercado editorial brasileiro o mais novo livro do historiador Rodrigo Medina Zagni, “O romance de Péricles: a glória dos feitos terrenos se desfaz como um sonho”, com prefácios de Kennyo Ismail e de Heitor Loureiro. Trata-se de um romance de História da Filosofia que, sem incorrer em anacronismos, subverte tempo e espaço para a composição de elementos da biografia de Péricles, no século áureo da democracia ateniense e durante a Guerra do Peloponeso, mapeando o desenvolvimento da Filosofia Grega na disputa que travaram idealistas e materialistas pela “pedra oculta”, desde os pré-socráticos. Temas do pensamento político, amor e guerra são emaranhados das justas travadas por mestre e discípulo, do mar revolto à pólis, passando por campos de batalha. Passado e presente se fundem naquilo que permanece alocado numa natureza humana que o romance tateia, num amálgama que busca sentidos e significados em alegorias do universo maçônico. Mas não é um livro para “iniciados”; de certo que os estudiosos das doutrinas de escolas iniciáticas reconhecerão muitos de seus conteúdos; mas a obra faz uso desses elementos como pistas no labirinto da condição humana.
Tanto o livro físico quanto a sua versão digital já estão disponíveis no site da editora (no link: https://editoragiordanobruno.comunidades.net/o-romance-de-pericles ) e, em breve, em livrarias de todo o Brasil. Acompanhem as atividades de lançamento pelo site da Editora Giordano Bruno e em nossos canais nas redes sociais.
LANÇAMENTO DE "O ROMANCE DE PÉRICLES: A GLÓRIA DOS FEITOS TERRENOS SE DESFAZ COMO UM SONHO", DE RODRIGO MEDINA ZAGNI
LANÇAMENTO DE "CONTEMPORANEIDADE E HISTÓRIA: ASPECTOS METODOLÓGICOS", DE OSVALDO COGGIOLA
ENTREVISTA COM VICTOR MARTINS DE SOUZA SOBRE O LANÇAMENTO DO LIVRO "CINEMAS AFRICANO E BRASILEIRO:A POÉTICA E A POLÍTICA NO CINEMA DE GLAUBER ROCHA E SEMBENE OUSMANE"
17 DE JUNHO DE 2022
LANÇAMENTO DO LIVRO "CINEMAS AFRICANO E BRASILEIRO:A POÉTICA E A POLÍTICA NO CINEMA DE GLAUBER ROCHA E SEMBENE OUSMANE", DE VICTOR MARTINS DE SOUZA, COM ENTREVISTA COM O AUTOR (19/6, ÀS 20H)
A Editora Giordano Bruno convida a todos para o lançamento do livro "Cinemas africano e brasileiro: a poética e a política no cinema de Glauber Rocha e Sembene Ousmane", do historiador Victor Martins de Souza, professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. O lançamento ocorrerá remotamente no domingo, dia 19 de junho, às 20 horas, no Canal da Editora Giordano Bruno no Youtube, quando receberemos o autor para entrevista, interagindo também com o público pelo chat do canal. A entrevista pode ser acessada diretamente pelo link: https://youtu.be/_G1so2nbkx8 . O livro já pode ser adquirido pelo site da editora, tanto no formato físico quanto digital, no link: https://editoragiordanobruno.comunidades.net/a-poetica-e-a-politica .
CINEMAS AFRICANO E BRASILEIRO: A POÉTICA E A POLÍTICA NO CINEMA DE GLAUBER ROCHA E SEMBENE OUSMANE Autor: Victor Martins de Souza Gênero: Análise Histórica / História da Cultura / História do Cinema / História e Fontes Visuais Ano: 2022 213 páginas
Nessa obra, o historiador Victor Martins de Souza analisa os projetos cinematográficos e políticos de Glauber Rocha e Sembene Ousmane à luz do diálogo em imagens. Assim, centra seus esforços em dois filmes: Der Leone have sept cabeças (1969-70), de Glauber, e Ceddo (1976), de Sembene. À maneira dos historiadores, estes cineastas recorreram ao passado para problematizar o presente. Em Ceddo, Sembene reinventou tradições para questionar a história do seu tempo, mostrando aspectos mais sofisticados do colonialismo da África do Oeste. Em Der Leone have sept cabeças, há a convivência de tempos históricos distintos, nos quais o presente é posto em suspenso, portanto passível de questionamento. Neste processo, as tradições orais possuem papel preponderante, pois é a partir delas que é criticado o olhar enviesado do europeu em relação ao “Terceiro Mundo”. Assim, as afinidades aqui elencadas entre os cinemas de Glauber e Sembene permitem delinear novos olhares à filmografia de ambos, a partir de um diálogo diaspórico, tricontinental e político-cultural.
VALTER CHANES ENTREVISTA RODRIGO MEDINA ZAGNI SOBRE O LANÇAMENTO DO LIVRO "KICKBOXING: DOS TATAMES AOS RINGUES, DAS TÉCNICAS À HISTÓRIA"
LANÇAMENTO DO LIVRO "KICKBOXING: DOS TATAMES AOS RINGUES, DAS TÉCNICAS À HISTÓRIA", DE RODRIGO MEDINA ZAGNI, COM ENTREVISTA COM O AUTOR (6/6, ÀS 18H)
A Editora Giordano Bruno convida a todos para o lançamento do livro "Kickboxing: dos tatames aos ringues, das técnicas à história", do historiador Rodrigo Medina Zagni, Faixa Preta em Kickboxing pela Confederação Brasileira de Kickboxing.O lançamento ocorrerá remotamente na segunda-feira, dia 6 de junho, às 18 horas, no Canal da Editora Giordano Bruno no Youtube, quando receberemos o autor para entrevista, interagindo também com o público pelo chat do canal.
A entrevista pode ser acessada diretamente pelo link: https://youtu.be/PRmAq1CQemE .
O livro pode ser adquirido diretamente pelo site da editora, a partir do dia 3 de junho, tanto no formato físico quanto digital, no link: https://editoragiordanobruno.comunidades.net/kickboxing2 .
KICKBOXING:
DOS TATAMES AOS RINGUES, DAS TÉCNICAS À HISTÓRIA
Autor: Rodrigo Medina Zagni
Gênero: Esporte / Esportes de Combate / Literatura Desportiva
Ano: 2022
370 páginas
Neste livro, o historiador Rodrigo Medina Zagni funde seu universo de pesquisas acadêmicas com a prática desportiva de sua vida, o Kickboxing, em que é Faixa Preta 1o DAN pela Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB). Oportunidade única de passar em revista os mitos fundadores deste esporte de combate e propor uma escrita da história que resgata, de narrativas soterradas pelo tempo, marcadores originários que desvelam a anterioridade de uma escola japonesa, preterida por narrativas acerca de uma "origem norte-americana" severamente questionada neste trabalho, que passa ainda pelo desenvolvimento deste esporte no Brasil e por parte da biografia de seus principais lutadores. Dos resultados que podem ser aqui anunciados, desponta o Kickboxing não como um mero repertório de combate, mas como um "campo de produção de sentidos", parte da cultura desportiva de diversas sociedades; e como cultura, trata-se de "cultura híbrida", não sendo possível afirmar "um criador" ou "uma origem", senão seus "marcadores originários" que vão se fundindo no tempo e em distintos espaços. Mas não é apenas da história que se ocupa o autor, seus contributos vão além, em direção às técnicas e regramentos que deram forma ao Kickboxing. Trata-se do único livro do tipo disponível no mercado editorial brasileiro.
LANÇAMENTO DE "CINEMAS AFRICANO E BRASILEIRO: A POÉTICA E A POLÍTICA NO CINEMA DE GLAUBER ROCHA E SEMBENE OUSMANE", DE VICTOR MARTINSD E SOUZA
LANÇAMENTO DE "KICKBOXING: DOS TATAMES AOS RINGUES, DAS TÉCNICAS À HISTÓRIA", DE RODRIGO MEDINA ZAGNI
CHAMADAS ABERTAS PARA ENVIO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
CHAMADAS ABERTAS PARA NOVOS AUTORES
LEITURA DE EXCERTO DO CAPÍTULO "O MESTRE E O APRENDIZ", DE "O ROMANCE DE PÉRICLES", DE RODRIGO MEDINA ZAGNI
EM BREVE NAS LIVRARIAS DE TODO O PAÍS!
TEASER DE APRESENTAÇÃO DO CANAL DA EDITORA GIORDANO BRUNO NO YOUTUBE